• Propriedade fundamental da onda

Toda onda envia energia sem difusão de matéria.
Suponhamos que uma pessoa esteja provocando um trem de ondas senoidais em uma corda elástica muito comprida, onde uma de suas extremidades está presa em uma parede, como nos mostra a figura abaixo:



Como podemos observar na figura abaixo, em um dos pontos da corda existe um anel metálico preso à mesma.

Quando esse anel é atingido pelas ondas, ele irá se oscilar em uma direção perpendicular à da propagação ondulatória, mostrando assim que está recebendo energia. Podemos observar que não há propagação de matéria, pelo fato do anel não acompanhar as ondas, indo assim na direção da propagação das mesmas.


• Características das ondas eletromagnéticas


As ondas eletromagnéticas são produzidas por fontes constituídas por cargas elétricas em movimento não uniforme. Uma vez produzidas, propagam-se a partir da fonte e independentemente desta, a uma velocidade de 3,0 × 108 m/s, no vácuo. Os campos elétricos e magnéticos da onda eletromagnéticas plana constituem uma identidade única, sendo perpendiculares entre si e à direção de propagação (v. figura 1)



Fig. 1- Onda eletromagnética com campos elétrica, e indução magnética, harmônicos

As características essenciais de qualquer onda eletromagnética são:
Frequência (n.º de vibrações por cada unidade de tempo) e o comprimento de onda (distância entre dois máximos consecutivos ou distância percorrida pela onda durante um período de vibração, sendo o período o inverso da frequência de vibração),
Amplitude,

Direção e velocidade de propagação,

Polarização (direção de vibração do campo).

A frequência de vibração, "n", e o comprimento de onda, "l" , estão relacionados entre si pela relação onde c é a velocidade de propagação da onda.

No caso das ondas eletromagnéticas, a amplitude da onda é uma medida da intensidade dos campos, medindo-se o campo elétrico em volt por metro [V/m], e o campo indução magnética em tesla [T]. A este propósito, esclareça-se que na generalidade dos casos nos referiremos à indução magnética, , como sendo o campo magnético, representado habitualmente por, , havendo entre eles uma simples relação de proporcionalidade numa região onde se observe ausência de materiais ( é a constante de permeabilidade magnética do vácuo). A intensidade do campo magnético é expressa no sistema internacional de unidades (SI) em ampare por metro [A/m]. Em espaço aberto, as ondas eletromagnéticas propagam-se em linha reta com velocidade c próxima de 300 000 km/s. Na vizinhança de obstáculos, como o relevo do terreno, espelhos de água, construções, etc., a direção de propagação pode ser alterada por reflexão, ou por difração. A reflexão ou a difração sofrida por uma onda eletromagnética, em geral, modificam também a sua amplitude, mas não alteram a frequência. Modificam ainda a polarização da onda (mas este assunto está fora do âmbito do presente trabalho). A Figura 2 mostra os fenômenos de reflexão e de difração de uma onda eletromagnética.